quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Limpeza e modelagem de canais ovais com 3 sistemas de instrumentação.


Limpeza e modelagem de canais ovais com 3 sistemas de instrumentação.



O estudo avaliou a capacidade de limpeza e forma (cleaning and shaping) de 3 sistemas de instrumentos em canais ovalados de dentes vitais extraídos.


Método: 33 canais distais ovalados de primeiros molares foram escaneados por micro tomografia. Amostras compatíveis anatomicamente foram distribuídas em 3 grupos experimentais de acordo com o sistema a ser avaliado.


SAF; RedentNOVA:





Ran’na na a, Israel

TRUShape (Dentsplu Sirona)
XP-endo Shaper (FKG Suíça)



O irrigante usado foi Hipoclorido de sódio a 5.25%.

Após nova imagem de micro-CT, as superfícies não preparadas foram identificadas e mensuradas, e então avaliadas histologicamente, para verificar a quantidade remanescente de polpa na raiz.

Resultados:  Quando os 4 mm apicais foram avaliados o SAF exibiu menos áreas das paredes preparadas em comparação com a XP-endo Shaper, e não houve diferença com os outros sistemas.

A análise de todo o comprimento do canal demonstrou que não houve significância estatística entre os 3 sistemas testados. 

Conclusão:
Não houve diferença significante na quantidade de superfície não preparada entre os 3 sistemas, exceto entre SAF e XP-endo Shaper nos 4mm apicais. Nenhum deles conseguiu preparar 100% as paredes dos canais. A capacidade de limpeza dos 3 sistemas foram similares.
(J Endod 2017;-:1–7)


Artigo: Cleaning and Shaping Oval Canals with 3 Instrumentation Systems: A Correlative Micro–computed Tomographic and Histologic Study