1- Explique 2 meios de retenção física ?
R: Adesão: força de atração intermolecular entre 2 corpos de natureza diferente.
Coesão: força que unem as particulas que constituem um corpo ex: saliva.
2-Conceitue dimensão vertical e cite uma técnica de como obtemos a DVO ?
R: Dimensão Vertical (DV) é a posição da mandíbula em que os musculos abaixadores e levantadores estão em equilibrio (tônus muscular).
Técnica de Lyttle Modificada para obtenção da DVO:
-Deixamos o paciente a vontade para conseguir posição de repouso muscular, com o compasso de Willis medimos a distância do mento a base do nariz, com essa medida subtraímos 3 mm (que é o EFP - espaço funcional de pronúncia) do valor encontrado, calibramos o compasso com esse novo valor que será a DVO do paciente.
3- Quais são as referências para seleção dos dentes artificiais ?
R: Para seleção do tamanho dos dentes: Linha mediana, linha dos caninos, linha alta ou do sorriso.
para seleção da cor dos dentes: idade do paciente, sexo e cor da pele. A escolha é feita através de uma escala própria do fabricante.
Para a montagem: Disposição, alinhamento, posição, articulação e oclusão.
4- Quais as características e funções da moldeira individual ?
R: Funções: reprodução precisa de toda área chapeável em três dimensões, comprimento, altura e largura, e é com a moldeira individual que obtemos a moldagem funcional.
Características: transparência, estabilidade dimensional, rigidez, bordas lisas e arredondadas, tempo de trabalho curto e custo baixo.
Funções: reprodurzir toda área basal no estado de função, moldar com fidelidade as estruturas anatômicas da área chapeável, promover vedamento biomecânico e definir espessura da borda da prótese.
5- O que é espaço de Christensen e para que serve em Prótese total ?
R: É o espaço criado nos dentes posteriores na protrusão.
Em uma PT não pode haver o espaço de christensen, pois tem perigo da prótese soltar, não tem retenção e estabilidade.
Para remover o espaço de Christensen, o paciente com o plano de orientação plastificado e quente na boca fazer movimentos de lateralidade e protrusão isso irá formar uma curva de compensação sem o espaço.
6- Com o plano de cera superior pronto, descrever os passos da técnica usada no articulador.
R: técnica do amassamento, acrescentar uma placa de cera número 7 em cada plano de cera, plastificar, vaselinar, levar a boca e executar movimentos funcionais, a cera vai amassando e o excesso saindo - depois remover o excesso e ajustar o plano.
7- O que é moldagem funcional e qual técnica usada para rebordo alto e espesso da fibromucosa normal. Descrever a técnica e material utilizado na moldagem funcional.
R: Procedimento clínico que visa a reprodução dos detalhes anatômicos da área basal e das estruturas diretamente relacionadas a ela, comprimindo zonas ditas de compressão e aliviando zonas ditas de alívio.
Descrição da técnica: ?????
8- O que é Base de Prova ? E quais os materiais utilizados para sua confecção ?
R: É a base provisória de uma dentadura, preparado sobre o modelo funcional, preparado com material adequado que permita a realização de todas as operações prévias para a confecção da futura dentadura sem se deformar ou romper-se. É sobre a base de prova que irá o plano de cera, formando o plano de orientação.
Material: resina acrílica de alta polimerização.
9- Quais são as qualidades requeridas para uma base de prova ?
R: ajuste perfeito na boca, resistência a choques, indeformabilidade, aproveitamento do modelo funcional e simplicidade e rapidez.
10- Técnica para confecção da base de prova;
R: Aliviar zonas retentivas com cera, isolar a área chapeável, adaptar a resina autopolimerizante sobre o rebordo, cobrir com camada uniforme, acrescentar nova camada, dar acabamento arredondando arestas cortantes na borda e desgaste para adquirir uma base de prova lisa e polida.
11- O que é plano de cera e quais dados de relação intermaxilar devem ser registrados ?
R: - É uma muralha de cera adaptada sobre a base de prova.
- Onde registramos as relações intermaxilares de interesse protético.
- A fim de orientar os passos de confecção da futura dentadura.
Dados que devem ser registrados: DVO, forma do arco dental, limite vestibular do arco, curva de compensação antero-posterior e vestibulo-lingual, relação central e posição de oclusão e linhas de referências para seleção dos dentes.
12- O que é Plano de Orientação ?
R: É constituido de plano de cera e base de prova, destina-se a registrar todos os dados referentes a relação intermaxilar necessárias a confecção da dentadura.
13- Quais as referências clínicas para confecção do plano superior ?
R: Dentes anteriores:
-Altura: dvo da protese antiga, tubérculo do lábio, curvatura do lábio inferior e linha bupilar.
-Largura: compleição facial e rebordo inferior.
Dentes posteriores:
-Altura: Dvo dividido por 2, e plano de camper.
-Largura: Zona neutra, corredor bucal, linha intermaxilar.
14- O que é modelo funcional ?^
R: É aquele que provém da moldagem funcional, é utilizado para confecção da base de prova, e mais tarde usada como matriz da base da dentadura, na fase laboratorial de confecção da mesma.
pERFEITOOO
ResponderExcluir