sábado, 3 de novembro de 2012

Questões de Prova ( Prótese Total I )

1- Quais são os requisitos de uma prótese total ?
R: mastigação, estética, fonética, comodidade e proteção do remanescente.

2- Quais os fenômenos físicos que atuam na retenção de uma prótese ?
R: Adesão, coesão, pressão atmosférica e tensão superficial.

3- Cite as diferenças existentes entre a moldagem anatômica e a moldagem funcional em prótese total, quanto a sua finalidade ?
R: moldagem anatômica: delimitação correta da área chapeável, saber a tonicidade das inserções musculares quem vem a terminar na zona de selado periférico, saber se há ou não necessidade de cirurgia pré-protética e confecção da moldeira individual.
moldagem funcional: obter a retenção do aparelho, obter uniformidade no assentamento da base da dentadura, satisfazer o conforto do paciente.

4- A delimitação da área basal é realizada com o intuito de se conhecer a extensão máxima da área desdentada que poderá ser recoberta pela futura prótese. Pendleton dividiu esta área basal (chapeável) em zonas, diferentes na forma, na consistência da fibromucosa e na situação topográfica, cada uma desempenhando funções distintas sob a ação da prótese. Descrevas as zonas de pendleton:
R: Zona de suporte principal: Região destinada a suportar a carga mastigatória. Ocupa toda a extensão do rebordo alveolar de uma extremidade a outra.
Zona de suporte secundário: Ajuda a absorver as cargas mastigatórias,e imobilização da dentadura no sentido horizontal.
Zona de selado periférico: Faixa de 2 a 3 mm que contorna a área chapeável, é a borda da dentadura.
Mantem o vedamento periférico a fim de impedir que se quebrem as forças de adesão, coesão, pressão atmosférica, e tensão superficial que estão atuante entre a base e mucosa.
Zona de selado posterior: Faixa na area posterior da área chapeável, seu limite externo fica entre palato mole e palato duro. Promove vedamento da região posterior.
Zona de alívio: Região que deve ser aliviado para que a mucosa não receba esforços mastigatórios.

5- Quais os fatores considerados na indicação de determinada técnica e do material utilizado para realização da moldagem funcional em prótese total ?
R: Técnica: obter detalhes anatomicos da área chapeável, comprimir zonas de compressão e aliviar zonas de alívio, registrar inserções musculares que vem a terminar na área chapeável.
Material: Godiva e pasta zincoeugenolica.
Fatores: tempo de trabalho, grau de plasticidade, alteração dimensional e morfológica, resistência a fratura e inocuidade aos tecidos bucais.

6- Na confecção do plano de cera superior, com relação a sua altura quais referências clínicas devemos utilizar ?
R: Anteriores: Dvo da pt antiga, tubérculo do lábio, linha bupilar e curvatura do lábio inferior.
Posteriores: DVO dividido por 2 , e plano de camper.

7- Na confecção de uma prótese total após a moldagem funcional, realizamos os testes de retenção e estabilidade, descreva-os.
R: Teste de estabilidade: compressão alterada na região de pré-molares.
Teste de retenção horizontal: tração do cabo da moldeira para anterior.
Teste de retenção vertical: tração do cabo da moldeira para baixo.
Teste de retenção lateral: tração da moldeira na região dos pré-molares/vestibular.

8-Os planos de cera, durante a confecção de uma prótese total, nos permite registrar alguns dados sobre as relações maxilomandibulares. Quais são eles ?
R: DVO, forma do arco dental, limite vestibular do arco, ponto de oclusão e relação central, linhas de referências para seleção dos dentes, curva de compensação antero-posterior e vestibulo-lingual.

9- Quais são os métodos de obtenção da DVO ? cite 2 exemplos de cada.
R: Direta e Indireta.
Direta: mascara facial e deglutição.
Indireta: Tecnica de willis e Sears.

3 comentários:

  1. estao ficando doidos!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei, parabéns, espero encontrar um bom dentista que saiba fazer um excelente molde porque acredito que é a partir do molde certo que se chegar a uma prótese bem feita, acomodada, confortável.

    ResponderExcluir