terça-feira, 12 de março de 2013

Retentores ou Grampos (Prótese Parcial Removível)


Retentores ou Grampos:
Retenção: é a resistência ao desalojamento da prótese no sentido cervico oclusal, podendo ser fisiológica, física ou mecânica.

Uma PPR deve respeitar as leis de ROACH:
1- RETENÇÃO
2- FIXAÇÃO
3- ESTABILIDADE
4- RECIPROCIDADE


Grampos Circunferenciais
Os grampos circunferenciais têm as seguintes características gerais

Origem Oclusal
Origina-se no nível da superfície ou terço oclusal. A partir desta posição orienta-se em direção cervical.

Braço Retentivo
Cruza o equador protético.  O terminal do braço retentivo, flexível, posiciona-se numa região retentiva previamente estabelecida (0,25mm abaixo do equador protético).

Braço de reciprocidade
O braço de oposição é rígido, aplicado acima do nível do equador protético.


Grampo circunferencial de Ackers:
Este grampo é constituído por um apoio oclusal, um braço de oposição, um braço de retenção, unidos entre si pelo corpo do grampo, e um conector menor.



O braço de retenção cruza o equador protético, sendo que a parte terminal desse braço é flexível, e posiciona-se em região previamente estabelecida.

O braço de oposição ou reciprocidade é rígido em toda sua extensão, localizando-se acima ou a nível do equador protético.

Indicação:
- Molares e pre-molares em casos ou segmentos dento suportados, quando a área retentiva 0,25mm estiver oposta ao espaço protético e o dente suporte verticalizado no arco (posição normal).

Grampo de ação reversa:
Este grampo é também determinado como grampo de Gillet, quando o apoio e o terminal retentivo estão do mesmo lado.

O braço de oposição e o conector menor são iguais ao grampo de Ackers.

Indicação: É indicado para dentes posteriores , quando a porção retentiva se localizar próximo do apoio, ou seja, o terminal retentivo e o apoio se localizarem do mesmo lado. Dentes mesializados com inclinação da coroa para o espaço protético.




Grampo circunferencial em Anel
Todo grampo circunferencial em anel caracteriza-se por cincunscrever o dente de suporte a partir do ponto de origem, lembrando a forma peculiar de um anel. De acordo com a composição dos elementos constituintes dos grampos em anel, pode classifica-los em 3 tipos:

Com um conector menor e um apoio.
Com um conector menor edois apoios.
Com dois conectores menores e dois apoios.


Com um conector menor e um apoio.
O braço de reciprocidade nasce a partir do apoio de origem, caminha por lingual e atinge a superfície proximal, contornando-a.




O braço de retenção é uma continuação do próprio braço de reciprocidade.
O corpo do grampo junto ao apoio de origem ocorre apenas por língual, uma vez que o braço de retenção não se origina deste apoio.



Com um conector menor e dois apoiosSegue as características semelhantes as do braço de oposição do Grampo de Ackers, exceto na sua extremidade terminal, onde se une a outro apoio.

O braço de retenção tem origem a partir do apoio intermediário.

Com dois conectores menores e dois apoios
Estes elementos são unidos por intermédio do braço de reciprocidade.



Indicações:
Um apoio:
molares e pré-molares posteriores, ao espaço protético, dentes não mesializados , lingualizados (inferiores) e vestibularizados (superiores).

Dois apoios:  Pilares posteriores ao espaço protético Molares e Pré-molares, isolados entre dois espaços protéticos Classe III de Kennedy com retenção mésio vestibular ou mésio lingual.

Grampo circunferencial Half and Half (meio a meio)
Tem como característica a dupla retenção (vestibular e lingual).
Possui dois apoios oclusais, um mesial e outro distal, de onde emergem seus respectivos conectores menores e braços de retenção (sendo um por vestibular e outro por lingual)

A reciprocidade de cada terminal retentivo é dada pelo corpo e pela porção emergente do braço do grampo oposto.
Este grampo não apresenta braço de reciprocidade. O corpo mais a porção emergente do conector menor e braço de retenção funcionam como reciprocidade ao braço de retenção oposto.

Indicação:
Molares e pré-molares isolados entre dois espaços protéticos dentes suportados.

Grampo circunferencial Gêmeos:
Idênticos aos Ackers, unidos por um único apoio ou descanso interdental, sempre que houver necessidade de retenção maior.
Compõem-se de um apoio oclusal interdental, dois braços de oposição e dois braços de retenção.


Segue características iguais ás do braço de oposição do grampo de Ackers, sendo que os braços emergem do apoio oclusal interdental e a seguir tomam sentido antagônico, ou seja, um caminho para mesial e outro para distal.

Indicações:  Sempre que houver necessidade de se unir dentes em qualquer classe de Kennedy.

GRAMPOS POR AÇÃO DE PONTA:
Grampos idealizados por Roach, caracterizando-se por seu braço de retenção emergindo da sela, tendo sempre sua origem de cervical para oclusal. "TULIC"

Diferentemente dos grampos circunferenciais onde o braço de retenção cruza o equador protético a partir do ponto de origem para chegar no terminal retentivo (0,25mm), os grampos por ação de ponta tem origem cervical emergindo da sela.

Existem 5 tipos diferentes de grampos, conhecidos pela lembrança de uma fórmula "TULIC", pela semelhança de desenho com as letras T, U , L, I e C.

Todo grampo por ação de ponta deve ter em sua unidade, um elemento de suporte (apoio) e um braço de reciprocidade ao braço de retenção.

-Classificação:
*Grampo em T
*Grampo em 7 ou S
*Grampo em I
*Grampo mesio distal

Grampo em T
Possui extensão mesio-distal na parede vestibular do dente.



Grampo em 7 ou S
Características iguais ao grampo em T, sendo que eliminamos a extensão mesial ou distal da ponta ativa do grapo.


Grampo em I
Grampo muito retentivo, que se direciona diretamente para o ponto determinado pelo calibrador, possui grande valor estético.


Braço de Reciprocidade
Quando o grampo por ação de ponta for utilizado em pré-molares, o braço de reciprocidade é semelhante ao braço de oposição de um grampo circunferencial.
Quando da utilização de grampos por ação de ponta em caninos e incisivos, o braço de reciprocidade tem características tão especiais que a literatura denominou este elemento constituinte como grampo mesiodistal.

Grampo MESIODISTAL (M-D) para Dentes anteriores isolados
Possui um conector menor no centro do dente, onde se liga ao corpo do grampo, que possui apoio palatino em cíngulo.
Do corpo do grampo originam-se dois braços que caminham simultaneamente para mesial e distal, que atingem as interfaces proximais por meio de duas placas metálicas assentadas sobre os planos guias (placas proximais).

As placas proximais são "alojadas" nos planos guias realizados nas faces proximais dos dentes de suporte, tendo sua forma e dimensão determinada pelos planos guia.



As placas proximais fornecem retenção por meio de fricção resultante do atrito da superfície interna da placa com o plano guia do dente suporte.


Grampo Mesiodistal (MD) para Dentes de suporte Contíguos
Possui um conector menor no nível do preparo para o apoio interdental.
Do corpo do grampo origina-se o braço lingual com direção proximal ao espaço protético.

Localiza-se no terço médio do dente, na altura do cíngulo. Atingindo a superfície proximal, recobre o plano guia por meio da placa proximal.



Selas
São elementos de fixação do dentes artificiais. Ficam justapostas a fibromucosa do rebordo alveolar e podem participar na sustentação da PPR nos casos de próteses de alavanca.
-Classificadas em :
* Metálica
*Metaloplásticas
*Plasticas com retenção metálica



Fonte: Resumo da aula de PPR e do livro Manual de Prótese Parcial e Removível "Claudio Kliemann" Cap.10, Pag. 107.
grampos, retentores, prótese, ppr, prótese parcial fixa, dentaduras, perereca, resumão de prótese parcial removível, resumo de prótese parcial removível, resumo de ppr, retentores, braço de retenção, braço de oposição, 0,25, retenção, planejamento, desenho, uel, uem, unopar, unip, unib, unipar, uninga, unimar, uninove, ufpr, unesp, usp, UFPE, UnB, UFPR, Unicamp, UFMG, UFRGS, UFRJ, USP, UFPE, UNOPAR, SLMANDIC, PUC, Prova de PPR

10 comentários: