segunda-feira, 11 de março de 2013

Determinação trajetória de inserção - Delineador


Pra que iremos utilizar o delineador  ?
R: É utilizado no modelo de estudo, para elaborarmos um plano com bases científicas e obtermos uma PPR que respeite os princípios biomecânicos.
Ele é o instrumento necessário para selecionar a melhor trajetória de inserção de determinado caso clínico.

Qual a função dos delineadores ?
R: Determinar trajetória de inserção, localizar interferências (analisadora), determinar e localizar a necessidade de planos guias, indicação e localização de terminais retentivo (ponta calibradora), localização das áreas de alívio e o posicionamento de encaixes de precisão e semiprecisão.

Conceitue delineamento ?
R: Procedimento utilizado para estudar o paralelismo ou sua falta entre as superfícies dentais, os dentes entre si, os dentes ao rebordo ósseo a ser utilizado como suporte.

Descreva a técnica de delineamento feita no laboratório.
R: Iniciamos pelo método de Roach ou dos 3 pontos que se baseia no princípios que 3 pontos formam um plano. (plano oclusal perpend a trajetório de inserção)
-Os 3 pontos devem localizar-se nos seguintes pontos:
Arco superior: nas fossetas mesiais dos primeiros molares direitos e esquerdos; entre os incisivos centrais na região palatina, onde os incisivos inferiores fazem contato.
Arco inferior: fossetas mesiais dos primeiros molares (direito e esquerdos) e na superfície incisal entre os incisivos centrais.
obs: dente ausente substituir por rolete de cera.

E a técnica de Apllegate modificada que se baseia no equilíbrio das retenções e confecções de planos guias, bem como a estética.
obs: planos guias:  segundo FIORI 3, são duas ou mais superfícies paralelas entre si,
preparadas nas superfícies axiais dos dentes suportes e de tal maneira distribuídas
no arco dental que direcionem a inserção e remoção da prótese parcial removível.

1- Após obtermos o plano formado pela técnica de Roach. Iniciamos o delineamento com a ponta analisadora ******* onde localizaremos interferências..

2- Com as pontas calibradoras, calibramos o grau de retenção que deve ser entre 0,25mm, e no posicionamento correto do terminal retentivo do braço de retenção.
Iremos também determinar e localizar a necessidade de planos guias.
Lembrando que o equador protético deve-se situar entre o terço médio e cervical do dente.

3- Próximo passo será a confecção de planos guias com a faca de corte, indicados para várias ocasiões como obtenção da reciprocidade do braço de oposição, diminuição de ângulos mortos para os conectores menores e adequação da inserção do conector maior para dentes lingualizados.
obs: planos guias:  segundo FIORI 3, são duas ou mais superfícies paralelas entre si,
preparadas nas superfícies axiais dos dentes suportes e de tal maneira distribuídas
no arco dental que direcionem a inserção e remoção da prótese parcial removível





Nenhum comentário:

Postar um comentário