segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Morfologia


1-      Qual o primeiro arco faringeo e o que ele origina ?
R: O primeiro arco branquial chama-se arco mandibular, o esqueleto do arco mandibular é constituído pela parte ventral da cartilagem mandibular(de Meckel), de cujo mesoderma adjacente se origina a mandíbula por um processo de ossificação conjuntiva. A parte distal da cartilagem mandibular intervém na formação do martelo e da bigorna, dois dos ossículos da audição que são elementos anatômicos equivalentes a cartilagem palatoquadrada da mandíbula de tubarões em adultos.
Além disso, do mesoderma existente no primeiro arco branquial derivam os músculos da mastigação (temporal, masseter e pterigoideos), o ventre anterior do músculo digástrico, o músculo tensor do tímpano e o músculo tensor do véu palatino, todos inervados pela parte motora do nervo trigêmeo (V par) que, dessa maneira, é o nervo do arco mandibular. A parte intermediária da cartilagem de Meckel transforma-se no ligamento esfenomandibular e o restante desaparece, com exceção da parte situada abaixo dos dentes incisivos que depois se ossifica e se funde ao corpo da mandíbula.

OBS:
O arco mandibular contém a Cartilagem de Meckel, responsável por sua sustentação.
Mesênquima: é um tipo de tecido conjuntivo embrionário que pode migrar  e dar lugar a todos os outros  tipos de tecidos conjuntivos, é encontrado no interior do embrião em inívio de desenvolvimento.
Ligamento esfenomandibular:
é uma faixa fina e achatada que localiza-se medial à cápsula. Está inserido na espinha do esfenóide e abaixo na lígula do forame mandibular.
Mesoderma:
A mesoderme consiste num folheto embrionário, situado entre a endoderme e a ectoderme. A partir da mesoderme, por multiplicação e diferenciação celular, originam-se, por exemplo, o esqueleto, os músculos, e os sistemas circulatórios, excretor e reprodutor.
Endoderme: A endoderme é um 
folheto embrionário  Dela se originam, por exemplo, os órgãos do aparelho digestivo e o revestimento interno do sistema respiratório.
Ectoderme:

Descrição: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/folhetos-embrionarios.jpg
2-      Qual o segundo arco faríngeo e o que ele origina ?
R:  É denominado arco hioideo ou lingual, é constituído pela cartilagem hioidea (de Reichert), cuja parte proximal da origem aos cornos menores do osso hióide e cuja parte distal dá origem ao osso estribo e ao processo estiloide do osso temporal, enquanto o resíduo fibroso de sua parte média é o futuro ligamento estilo-hióideo. Os músculos da face, o músculo estilo-hióideo, o ventre posterior do músculo digástrico e o músculo estapédio provém do mesoderma contido no arco hioideo ou lingual, invervado pelo nervo facial (IX par).

3-      O que significa condrocrânio, neurocrânio e viscerocrânio ?
R: Condrocrânio é a porção do crânio que sofre ossificação endocondral para formar os ossos que suportam o encéfalo.
Neurocrânio é a porção do crânio que desenvolve por ossificação membranácea para formar os ossos que cobrem o encéfalo e a região facial.
O viscerocrânio é a porção que se desenvolve dos arcos viscerais embrionários para formar a mandíbula, os ossículos da audição, o osso hióide e os processos específicos do crânio.
É o esqueleto facial formado pelos ossos da face.

OBS:
Ossificação endocondral:
Algumas das células mesenquimais embrionárias devem se transformar em crondroblastos  e desenvolverão uma matriz de cartilagem que é substituída depois por osso em um processo conhecido como ossificação endocondral. A maior parte do esqueleto é formado dessa maneira primeiro passa por uma fase de cartilagem hialina e em seguida é ossificado como osso.
Esqueleto visceral ou branquial. Formado pelo primeiro arco branquial ou faríngeo.

4-       Que ossos compõem o viscerocrânio ?
R: Maxila, zigomático, palatinos, nasal, lacrimal, conchas nasais inferiores, mandíbula e vômer.

5-      Que ossos compõem o neurocrânio ?
R: 1 frontal, 2 parietais, 1 occipital, 2 temporais, 1 esfenóide, 1 etmóide, 6 ossículos auditivos e ossos suturais.


6-      O que significa remodelamento ósseo ?
R:  O remodelamento ósseo é um processo contínuo de absorção da matriz óssea e a retirada de ion Ca para o sangue e formação de uma nova matriz. Através do remodelamento, o tecido ósseo substitui células velhas por novas e o organismo pode dispor de elementos que são armazenados nos ossos. Neste processo duas células estão envolvidas: os osteoblastos e osteoclastos.
Os osteoclastos são as células responsáveis pela reabsorção da matriz óssea. No início de cada ciclo de remodelamento os osteoclastos escavam o osso, formando lacunas na sua superfície.
Os osteoblastos em contrapartida são responsáveis pela síntese da parte orgânica da matriz óssea. É como se houvesse uma “briga” eterna entre estas células. Durante a fase de crescimento a atividade dos osteoblastos é intensificada.
No entanto, a partir dos 30 a 40 anos, inicia-se um lento balanço negativo que vai provocar uma discreta perda de massa óssea no indivíduo que acarretará na fragilidade do tecido ósseo, levando a formação de lacunas e cavidades aumentadas na matriz, deixando o osso com muitos poros internos e frágil a quebra. A intensificação deste quadro se dá o nome de osteoporose.

OBS:
Processo fisiológico regulado pela interação entre as células ósseas e uma variedade de hormônios sistêmicos, citocinas e mediadores inflamatórios.
É a mudança de forma de um osso devido as suas áreas de aposição e absorção óssea.


7-      Que fatores gerais e locais podem interferenciar no crescimento da face ?
R:  Fatores gerais: hormonal, genético, nutricional.
Fatores locais: vias aéreas, desenvolvimento do tecido mole e encéfalo.

8-      Quais são as fases de formação do germe dentário ?
R: Fase de botão, capuz, campânula, coroa e raiz.

Fase de botão: Representa o esboço inicial da fase do desenvolvimento do órgão dentário. Nesta etapa, o ectoderma forma maciços celulares arredondados em 10 pontos diferentes da lâmina dentária, que correspondem à posição dos futuros dentes decíduos, em cada futuro arco dentário, superior e inferior.
Fase de capuz: Nessa fase, o botão dentário continua seu desenvolvimento, porém, um crescimento desigual desencadeia a formação de bordas, tornando a estrutura semelhante a um capuz, que denomina a etapa. Observa-se no germe dentário uma intensa atividade mitótica das células derivadas do epitélio oral. A porção epitelial que a partir dessa fase apresenta várias regiões distintas é denominada órgão do esmalte.
Faze de campânula: Nesse estágio, o órgão do esmalte se aprofunda e sua margem continua a crescer e dessa forma a estrutura toma a forma de um sino. Nas bordas do germe dentário, a união das células do epitélio interno e externo do órgão do esmalte dará origem a uma estrutura denominada alça cervical, antecessor da bainha de Hertwig, importante estrutura dentária na formação do periodonto de inserção.
HISTO E MORFODIFERENCIAçÂO
Coroa:
Raiz:


9-      Em relação a qualidade óssea o que é um osso do Tipo I ?
R: É aquele que possui grande quantidade de osso compacto e mínimo de osso esponjoso. Ex: Região anterior da mandíbula.
Tipo 2:  osso medular em pequena quantidade revestido por uma grossa camada de osso cortical. Ex: ramo da mandíbula.
Tipo ¾:  fina camada de osso cortical revestindo osso medular.

OBS:
Osso cortical: substância dura e compacta que da resistência ao osso.
Osso trabecular: menos espesso, aspecto poroso, semelhante a esponja.


10-   Cite as áreas de fragilidade da mandíbula:
R: ângulo da mandíbula, processo coronóide, colo da mandíbula, região do forame mentual.

Áreas de resistência da mandíbula:
mento, trajetória basilar, trajetórias alveolares.

Áreas de fragilidade da maxila: Lefort I, Lefort II, Lefort III.
Le Fort I: resulta de força aplicada horizontalmente na maxila, que a separa das lâminas pterigóides e das estruturas nasal e zigomática.
Le Fort II:  forças aplicadas numa direção mais superior causam fraturas Lefort II, ou seja separação da maxila e complexo nasal aderido, do complexo formado pela órbita e estrutura zigomática.
Le Fort III: ocorre quando a maxila é submetida a forças horizontais num nível suficientemente alto para separar o complexo naso-orbito-etmoidal, os zigomas e a maxila da base do crânio, o que resulta na chamada disjunção crânio facial.

Áreas de resistência da maxila: Pilar canino, pilar zigomático, pilar pterigoideo, vigas horizontais.

11-   As áreas de resistência do esqueleto fixo da face (EFF) São representados por arcos e pilares quais são eles ?
R: Pilar craniano, pilar zigomático, pilar pterigoideo, arco supra orbital, arco infra orbital,  arco supra nasal e arco infra nasal.

EFF:  todos os ossos do viscerocrânio exceto a mandíbula.

12-    O órgão dentário, papila dentária e o folículo dentário darão origem a quais estruturas do dente ?
R: Orgão dentário (ameloblastos): dará origem ao esmalte.
Papila dentária: dará origem a dentina e polpa (odontoblastos).
Saco dentário ou folículo dentário: dará origem ao osso alveolar (osteoblastos), ligamento periodontal (fibroblastos) e cemento (cementoblastos).


13-   O que significa indução recíproca ?
R: Induzir= Causar. Recíproco: idéia, fato ou situação inversa.


14-   Que músculos compõem o palato mole ?
R:  músculo levantador do véu palatino, músculo tensor do véu palatino, m. da úvula, m. palatoglosso, m. palatofaríngeo.


15-   Quais são as faces de um dente ?
R: mesial, distal, lingual/palatino, oclusal.


16-   Quais são as glândulas salivares maiores ? Onde abrem seus ductos ?
R: A glândula parótida é a maior das glândulas salivares. Está colocada abaixo e na frente da orelha, entre a pele e o músculo masseter. A saliva produzida pela glândula parótida drena pelo dúcto parotídeo.  O ducto parotídeo paralelo ao arco zigomático cruza o músculo masseter, perfura o músculo bucinador e se abre na cavidade oral no nível do segundo molar superior.
A glândula submandibular encontra-se inferiormente ao corpo da mandíbula, aproximadamente na metade do lado interno da mandíbula. Essa glândula está recoberta pelo músculo mílo hioide mais superficialmente. A saliva produzida por essa glândula é drenado através do ducto submandibular , que se abre no assoalho da boca ao lado do frênulo língual. (carúncula = cada lado do freio lingual).
A glândula sublingual encontra-se debaixo da túnica mucosa do soalho da boca. Cada glândula sublingual contém vários ductos sublinguais pequenos, que se abrem no soalho da boca na área situada posteriormente á carúncula do ducto submandibular. (ductos ao longo da base da língua)


17-   Quais são os múculos da mastigação ? cite os movimentos.
R: Elevadores: masseter, temporal e pterigoideo medial.
Temporal:  origem na fossa temporal, inserção processo coronóide da mandíbula.
Masseter: origem arco zigomático, inserção parte lateral do ramo da mandíbula.
Pterigoideo medial: origem osso esfenoide, inserção face medial da mandíbula.
Abaixadores: milo-hióide, e  ventre anterior do músculo digástrico.
Protrusão: pterigoideo lateral.
origem osso esfenoide, inserção lado anterior do processo condilar da mandíbula.
Lateralidade: pterigoideo lateral.


18-   Quais são os músculos supra e infra hioideos ?
R:- infra hioideos: esterno-hióideo, esternotireóideo, tireo-hióideo e omo-hióideo.
-m. supra hioideos ( digástrico, milo-hióideo e estilo-hióideo)
-Digástrico: é um músculo de dupla origem que se insere no osso hióide. A origem anterior é na mandíbula, na ponta do mento, e a origem posterior está próxima ao processo mastoide do osso temporal.
 O músculo digástrico pode abrir a boca ou levantar o osso hióide.
-Milo-hióide: forma o soalho da boca, origina-se na margem inferior da mandíbula e se insere na rafe mediana e corpo do osso hióide. Quando este músculo contrai, o soalha da boca é levantado.
 Ele ajuda a deglutição forçando o alimento para a parte posterior da boca.
-Etilo-hióide: estende-se do processo estiloide do crânio ao osso hióide, que sobe quando o músculo contrai. Levanta e retrai a língua.


19-   Cite 5 músculos da mimica facial e qual a ação deles ?
R: Levantador do ângulo da boca.
Origem: Maxila Inserção: orbicular da boca  Função: Levanta o lábio superior.

Zigomático maior:
Origem: superfície malar do osso zigomático. Inserção: ângulo da boca. Função: traciona o ângulo da boca para trás e para cima.
Risório:
Origem: Fascia do masseter, Inserção: Pele no ângulo da boca, Função: retrai o ângulo da boca lateralmente (riso forçado).

Depressor do ângulo da boca:
Origem: Linha obliqua da mandíbula, Inserção: ângulo da boca, Função: deprime o ângulo da boca (expressão de tristeza).

BUCINADOR:
Origem: superfície externa dos processos alveolares da maxila. Inserção: ângulo da boca, Função: deprime e comprime as bochechas contra a mandíbula e maxila.

20-   Quais tecidos revestem as superfícies articulares da ATM ?
R: Camada fibrosa, proliferativa e cartilaginosa.
Camada fibrosa: constituído por tecido conjuntivo denso modelado avascular.
Camada proliferativa: camada de espessura variada, composta por numerosas células indiferenciadas.
Camada cartilaginosa: composto por cartilagem hialina, cuja matriz intra-celular é composta por grande quantidade de proteoglicanos.

OBSS:  “A articulação temporomandibular representa uma combinação especial de uma articulação sinovial gínglimo com uma articulação plana. É formada pelo processo condilar da mandíbula com a fossa mandibular e tubérculo articular do osso temporal. Um disco articular separa a cavidade articular em compartimentos superior e inferior.
Três ligamentos principais sustentam e reforçam a articulação temporomandibular. O ligamento lateral da atm está posicionado no lado lateral da cápsula articular e encoberto pela glândula parótida. Este ligamento impede que a cabeça da mandíbula seja deslocada posteriormente e frature a parte timpânica se o mento sofrer um severo golpe. O ligamento estilomandibular não está ligado diretamente com a articulação mas se estende inferior e anteriormente do processo estiloide a margem posterior do ramo da mandíbula. No lado medial da articulação,  um ligamento esfenomandibular se estende da espinha do osso esfenoide ao ramo da mandíbula.” Fonte: Anatomia humana Van de Graaff.

21-   Como é o disco articular em relação a forma, espessura e tecido constituinte.
R: O disco articular é uma estrutura bicôncava, flexível, formado por tecido conjuntivo fibroso denso.
O disco possui uma banda posterior e uma zona intermediária e uma banda anterior. Sua zona intermediária é consideravelmente mais fina do que a periferia, sendo sua banda posterior mais espessa.

22-   O que é zona bilaminar e tecido retro-discal.
R: A zona retro-discal é composta essencialmente por fibras elásticas e colágenas que se dividem em duas porções de inserção, por isso também são denominada zona bilaminar.

23-   Cite 3 ramos da artéria maxilar e as principais estruturas que ela irriga:
R: Artéria meníngea média, artéria alveolar inferior, artéria esfeno-palatina.
Artéria meníngea média: se divide em dois ramos anterior e posterior, a anterior irriga a região parietal e occipital e a posterior irriga a região temporal.
Artéria alveolar inferior: irriga dentes inferiores, provesso alveolar, mento e gengiva.
Artéria esfenopalatina: irriga a cavidade do nariz.

24-    Como se forma a veia retromandibular e em qual veia ela se abre ?
R: É formada pela união das veias temporal superficial e maxilar.
Possui 2 ramos:
Ramo anterior que une com a veia facial.
Ramo posterior continua inferiormente sobre o músculo esternocleidomastoideo após se unir com a veia auricular posterior.

25-   Onde se localizam e para que servem os linfonodos submandibulares ?
R:   Linfonodos submandibulares ocorrem em número de três a seis, agrupados em torno da glândula submandibular e da veia facial, no triângulo submandibular.
Estão localizados na borda inferior do ramo da mandíbula, superficialmente a glândula submandibular.
Os linfonodos submandibulares são responsáveis pela drenagem primária de inúmeras estruturas de interesse odontológico, como dentes superiores e inferiores, com excessão dos incisivos inferiores; gengiva; lábios superior e inferior, com excessão da parte média do lábio inferior; bochechas; parte lateral do mento; parte anterior da cavidade nasal e do palato; nariz; seio maxilar; corpo da língua; glândula submandibular; parte da glândula sublingual e maior parte do soalho da boca.
Na realidade, o linfonodo tem a função de reter, nas malhas de sua rede, e fagocitar, pelos linfócitos produzidos nele, células cancerosas, bactérias, vírus etc.

26-   Onde se localizam e para que servem os linfonodos submentonianos ?
R: São aqueles situados no triângulo submentoniano, formado pelo osso hióide e os dois ventres anteriores do músculo digástrico. São responsáveis pela drenagem da linfa dos dentes incisivos inferiores e gengiva adjacente, parte média do lábio inferior, ápice da língua, pele do mento e parte anterior do soalho da boca.
Sua drenagem se faz em direção ao grupo submandibular e dai para os linfonodos cervicais profundos superiores.
Na realidade, o linfonodo tem a função de reter, nas malhas de sua rede, e fagocitar, pelos linfócitos produzidos nele, células cancerosas, bactérias, vírus etc.

27-   Que nervos inervam respectivamente: a porção posterior do palato duro, o lábio inferior, a polpa dos dentes pré-molares superiores ?
R: Parte posterior do palato duro: nervo palatino maior.
Lábio inferior: nervo mentual.
Polpa dos pré-molares superiores: nervo alveolar superior médio.
Porção anterior do palato duro: nervo nasopalatino.
Incisivos inferiores: nervo incisivo.
Molares superiores: nervo alveolar superior posterior, e o nervo alveolar superior médio pode inervar a raiz mésiovestibular do primeiro molar superior.

28-   Para a exodontia de um segundo molar inferior devem estar anestesiado a polpa dental a gengiva lingual a vestibular do mesmo, desta forma que nervos devem estar anestesiados ?
R: Gengiva lingual e polpa: nervo alveolar inferior.
Gengiva vestibular: nervo bucal e também o nervo lingual.

29-   Quais os ramos terminais do nervo facial. Qual a função deste nervo ?
R:  Ele controla os músculos da expressão facial, e a sensação gustativa dos dois terços anteriores da língua.
Seus ramos terminais são: ramo occipital, ramo para o músculo auricular, ramo cervical, ramo mandibular cervical, ramos bucais, ramos zigomáticos, ramos temporais.

“O nervo facial é misto. Impulsos pelas fibras motoras causam a contração do ventre posterior do músculo digástrico e dos músculos da expressão facial, inclusive os músculos do couro cabeludo e platisma. As glândulas submandibular e sublingual (salivares) também recebem alguma inervação autônoma parassimpática do nervo facial, como faz a glândula lacrimal.
Fibras sensoriais do nervo facial se originam de corpúsculos gustativos nos dois terços anteriores da língua. Vaan de Graaff”

30-   Que técnica anestésica utilizamos para anestesiar a polpa e gengiva vestibular dos dentes  segundo e primeiro molares superiores ? descreva.
Técnica infiltrativa, anestesiamos o nervo alveolar superior posterior e nervo alveolar superior médio.
Estiramos os tecidos moles a puntura deve ser feita em fundo de sulco o mais próximo do ápice dos dentes .

31-   Descreva a técnica anestésica pterigomandibular ?
Com o dedo indicador apoiamos sobre a superfície oclusal dos molares, apalpamos a linha obliqua externa, a metade da unha equivale a 1cm acima do plano oclusal, essa será a nossa referência para a punção, aprofundamos a agulha por cerca de 5mm para anestesiar o nervo bucal,  aprofundamos mais 1 cm para anestesiar o nervo língual , puxamos a agulha a modo que fique apenas na intimidade dos tecíduos, e giramos a carpule até a região dos  pré-molares do lado oposto a ser anestesiado, aprofundamos até que a ponta da agulha atinja o osso, recuamos um pouco e depositamos o anestesico, iremos anestesiar o nervo alveolar inferior.

32-   Descreva a inervação sensitiva e motora da língua:
R: Existem dois tipos de sensibilidade da língua: geral- tato, dor, calor e a sensibilidade especial – gustação.
Toda a inervação da língua é segmentada em duas regiões: 1/3 posterior ao “V” lingual (sulco terminal) e os 2/3 anteriores ao mesmo.
A sensibilidade geral dos 2/3 anteriores é uma função do nervo trigêmeo, no 1/3 posterior é função do nervo glossofaríngeo.
A sensibilidade especial da gustação no 1/3 posterior da língua é função do nervo glossofaríngeo, já os 2/3 anteriores são inervado pelo nervo facial.

Inervação motora:
A motricidade da língua envolve  movimentos complexos que proporcionam ao indivíduo a capacidade de articular palavras.
Esta capacidade depende dos grupamentos musculares da língua. Toda a inervação motora é proveniente do nervo hipoglosso.


SENSIBILIDADE:
GERAL
2/3 anterior
trigêmeo


1/3 posterio
n.glossofaringeo

ESPECIAL:
2/3 anterior
n. facial


1/3 posterior
n. glossofaringeo
MOTRICIDADE:
     _>
à
N. Hipoglosso.


Um comentário:

  1. The anterior section attaches to the mandibular condyle and is the largest between the two. It covers the external acoustic meatus. Read More At https://emedicalhealth.net/mandibular-fossa/

    ResponderExcluir