quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Índice CPO-D

CPO-D ( Dentes cariados perdidos e obturados)

Conceito:

-Número médio de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados, aos 12 anos de idade, em determinado espaço geográfico.

Interpretação:-Estima-se a experiência presente e passada do ataque a cárie dental a dentição permanente. A idade de 12 anos é adotada internacionalmente como parâmetro básico para uso do indicador.

-Os valores do índice corresponde aos seguintes valores de severidade: 1,1% muito baixo, 2,6% baixo, 4,4% moderado, 6,5% alta e 6,6% muito alto.

0 a 1,1 % muito baixa prevalência
1,2 a 2,6% ´prevalencia baixa.
2,7 a 4,4% prevalencia moderada.
4,5 a 6,5 alta.
= ou > 6,6 % Muito alta.

-Valores elevados indicam as más condições de saúde bucal da população, frequentemente associadas a condições socioeconomicas desfavoráveis, a dificuldade de acesso aos serviços e hábitos deletérios, como alto consumo de açucares. Também pode indicar limitado acesso ao flúor.

Usos:-Analisar variações populacionais, geográficas e temporais na distribuição do indice CPO-D, indicando situações de desigualdade e tendências que demandam ações e estudos específicos.

-Contribuir para avaliação das ações de prevenção a cárie.

-Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação política e ações voltada a melhorias da saúde bucal.

Limitações:-Informa sobre o ataque da cárie, mas não retrata perdas por doença periodontal, motivos protéticos e ainda razões ortodônticas.

-Apresenta possibilidade de interpretações distintas dos estágios iniciais da cárie, por parte dos examinadores. Ocorre ainda subestimação do índice quando cáries de esmalte deixam de ser consideradas.

-É obtido mediante exame restrito à coroa do dente, que não permite identificar as cáries radiculares.

-Depende da realização de estudos amostrais de base populacional, que têm elevado custo financeiro e apresentam dificuldades de operacionalização. Usualmente, o inquérito abrange apenas a população escolarizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário