quarta-feira, 9 de julho de 2014

História da Odontologia



O início da profissão - Idade medieval.
•500-1000 - Durante o início da idade média na europa a medicina, cirurgia, incluindo a odontologia, era comumente praticada por monges.

• 1130-1163 - Uma série de decretos Papais proibem os monges de realizarem qualquer tipo de cirurgia, sangria ou extração dental.
Barbeiros costumavam auxiliar as cirurgias, quando iam aos monastério para raspar a cabeça dos monges, e como as ferramentas dos barbeiros - facas afiadas e navalhas - eram eficientes para cirurgia. Após o decreto, barbeiros assumiram a posição dos monges nos deveres cirúrgicos: sangria, drenagem de abscessos, extração dental etc...

• 1210 - Uma guilda de Barbeiros é estabelecido na França, e são divididos em dois grupos: cirurgiões instruídos e treinados para a prática de cirurgias complexas; e a de "barbeiros-leigos" ou "barbeiros-cirurgiões", quem realizavam serviços de higiene de rotina como barbear, sangrias e extrações dentais.

• 1400s - Uma série de decretos na França proíbem os "barbeiros-leigos" de praticarem procedimentos cirúrgicos exceto sangrias, tamponamento de hemorragias e extrações dentais.

• 1530 - O pequeno livro Médico "All Kinds of Deseases and Infirmities of the Teeth (Artzney Buchlein)", o primeiro livro inteiramente dedicado a Odontologia é publicado na Alemanha. Escrito para barbeiros e cirurgiões que tratavam a boca, seu conteúdo continha tópicos como higiene oral, extração dental, perfuração dental, e fixação de restaurações em ouro.

Fonte: ARCHIVES OF THE AMERICAN DENTAL ASSOCIATION 
HISTORY OF DENTISTRY TIMELINE 
Compiled from various sources by ADA Library/Archives staff

Nenhum comentário:

Postar um comentário