domingo, 21 de abril de 2013

Princípios Mecânicos (Prótese Fixa)


PRINCIPIOS MECÂNICOS

Objetivos:
- Retenção e estabilidade;
- Durabilidade estrutural.

Forças de tração:
- Compressão;
- Tração;
- Cisalhamento;
- Oblíquas.

A: força oblíquas, B: Cisalhamento, C: compressão, D: tração.



RETENÇÃO E ESTABILIDADE

Retenção:
é a habilidade que um preparo possui para resistir as forças de remoção da restauração segundo o eixo de inserção.

Estabilidade: É a propriedade que evita o deslocamento da restauração promovida por forças oclusais oblíquas durante o ciclo mastigatório.
ex: copo e forminha de empada, se a tampa for maior, maior será a estabilidade.

A retenção e estabilidade são duas qualidades inter-relacionadas e inseparáveis.

FATORES QUE ALTERAM A RETENÇÃO E A ESTABILIDADE
- Altura e diâmetro;
- Expulsividade;
- Formas auxiliares de retenção;
- Planos de inserção.

Altura e diâmetro do preparo:
- É diretamente proporcional a retenção;
- Ex: quanto maior for a altura e o diâmetro maior será a retenção.

* Altura do preparo:  as paredes axiais devem ter altura suficiente para impedir a rotação da peça ao redor de um fulcro atuando na borda cervical mas periférica próxima da linha de ação da força.


*Estabilidade: 
- Razão altura/diâmetro.  > altura, < o diâmetro.
A estabilidade será maior quando a altura for maior que o diâmetro do preparo.

* Expulsividade ou conicidade:
- Conicidade ideal 3º na parede; somado 6º.
- Quanto mais expulsivo pior será a estabilidade.
- Retenção e estabilidade inversamente proporcional, ex: quanto maior a expulsividade menor será a retenção e estabilidade.

Formas auxiliares de retenção:
- Aumentar as áreas de contato;
- Diminuir o número de planos de inserção;
- Criar paredes contra os movimentos de rotação.

ex: caixas proximais com paredes de 6º (sulco vertical), sulcos verticais em meia cana, orifício para pino.

Planos de inserção:
- Unitário: paralelo ao longo eixo do dente e ás proximais dos dentes vizinhos.
- Prótese fixa: Bissetriz do longo eixo dos dentes suportes.

fonte: caderno do quinto semestre.

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