terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ação do Flúor e Processo DES e RE. ( Odontopediatria II)



Uso do flúor na clínica odontopediatrica.
O flúor é sem dúvida o principal auxiliar químico na prevenção da cárie.

Ação do flúor:
- Esmalte é composto basicamente por cristais de hidroxiapatita, que contém cálcio e fosfato na sua composição. O esmalte em geral encontra-se em equilíbrio dinâmico com a saliva, liberando ou ganhando cálcio e fosfato do meio, dependendo das variações de PH da saliva. Essas trocas de ións cálcio e fosfato ocorrem constantemente, ou seja, a saliva e o esmalte estão o tempo todo trocando ions entre si.

- Normalmente, o meio bucal possui pH próximo ao neutro  > que 5,5.
- Nessa situação a saliva encontra-se em condições de super saturação em relação ao produto de solubilidade de hidroxiapatita.
- Isso quer dizer que o esmalte irá ganhar cálcio e fosfato, pois há mais desses ións na saliva do que no esmalte.
-  É chamado mineralização pois o esmalte estará recebendo ións da saliva na forma de cristais de hidroxiapatita.

- Quando o pH diminui (abaixo ou igual a 5,5) as condições de saturação da saliva se alteram (inversão).
- Nessa situação há mais ións fosfato e cálcio no esmalte do que na saliva, então a tendência é o dente perder esses ións para a saliva tentando manter o equilíbrio.
- Se isso ocorrer por tempo prolongado (ex: consumo excessivo de alimentos açucarados) a perda constante de ions irá promover a desmineralização do esmalte e poderá desenvolver uma lesão de cárie.

-Caso essa situação não perdurar por longo tempo, e o pH retornar ao normal (> 5,5) haverá restabelecimento da supersaturação da saliva e o dente voltará a ganhar ións cálcio e fosfato perdidos na forma de hidroxiapatita, é o que se denomina remineralização.
-Esses fenômenos DES E RE ocorrem constantemente no meio bucal.

- O flúor age reduzindo a solubilidade do esmalte, pois forma cristais de esmalte fluoretados. (fluorapatita e hidroxiapatita fluoretada).
- Quando o flúor está presente no meio bucal e a saliva se encontra com pH > ou = a 5,5, a saliva é supersaturada  em relação ao produto de solubilidade da hidroxiapatita e também ao produto de solubilidade da fluorapatita, cujo pH  crítico para dissolução é 4,5.

- Novamente é como se houvesse mais desses ións na saliva (cálcio, fosfato e flúor), a tendência é o dente ganhar esses ions sob a forma de hidroxiapatita; devido a presença de flúor, que favorece a deposição de cálcio e fosfato, também ocorrerá a deposição de fluorapatita/hidroxiapatita fluoretada.

- Quando o pH diminui, devido a ingestão de açúcar, para um pH < ou = a 5,5, a saliva fica subsaturada em relação a solubilidade da hidroxiapatita. Entretanto a saliva continuará saturada em relação ao produto fluorapatita ou apatita fluoretada.

- Isso quer dizer que apesar de o dente perder ións cálcio e fosfat devido a dissolução de hidroxiapatita, o esmalte continuará ganhando os mesmo ións na forma de fluorapatita.
- O flúor diminui a solubilidade do esmalte, pois funciona como catalisador desses ións perdidos na forma de hidroxiapatita, devolvendo ao dente na forma de fluorapatita ou apatita fluoretada.

- O flúor apresenta essa capacidade catalisadora até um pH > ou = a 4,5. Abaixo desse pH  nem o flúor consegue agir.
- Nessa situação a saliva se encontrará subsaturada em relação a solubibilidade da hidroxiapatita e fluorapatita.
- Estará perdendo minerais o que irá resultar numa lesão de cárie incipiente, tipo lesão branca ( opaca e sem brilho).

- Portanto na prevenção de cáries dentária, o uso do flúor tem um papel relevante, pois aumenta a resistência do esmalte, tornando-o menos solúvel.
- Ele influência na maturação do esmalte logo após sua erupção, interfere no biofilme, principalmente, favorece a remineralização do esmalte como foi explicado.

Fonte: Resumo CAP 7 “ Manual de Odontopediatria “ Guedes Pinto.

MUITO BOM ESSE CAFÉ !!!

7 comentários:

  1. Melhor do que o café, foi o resumo!! Perfeito e compreendível.

    ResponderExcluir
  2. De que maneira o flúor atua no processo DesXRe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefersom Costa, eu entendo da seguinte forma:

      A fluorapatita é um mineral que é menos solúvel que a hidroxiapatita, isso é uma vantagem. A Kps (constante do produto de solubilidade) da fluorapatita é 10-121 (quanto menor for o negativo menor vai ser a solubilidade), já a kps da hidroxiapatita é 10-117, ou seja A constante da fluorapatita é menor e isso significa que é mais difícil de ser solubilizada. Então é a vantagem de ter o flúor na cavidade bucal, ele é um mineral mais estável, menos solúvel e se eu temos sempre o flúor na boca conseguimoas reduzir a progressão da cárie. O ph crítico da hidroxiapatita para esmalte é 5,5 e dentina é 6,5, já O pH critico para fluorapatita é de 4,5, ou seja, tem que estar muito mais ácido para sofrer desmineralização do fluorapatita. O que significa isso? Se eu tiver entre um ph 5,5 e 4,5 eu vou perder minerais da hidroxiapatita mas não vou perder da fluorapatita. A quantidade de mineral que eu vou perder é menor, por isso reduz a progressão da cárie pq Perde menos mineral da fluorapatita. Isso acontece em proporções muito pequenas, 0,02 ppm já é o suficiente para precipitar o flúor fluorapatita diminuindo a perda de mineral. Por isso que todos os artigos mostram que é muito importante ter a presença de dentifrícios fluoretados todos os dias, aí o meio fica supersaturado em relação a fluorapatita.

      espero ter te ajudado!

      Excluir
  3. Oi, para um bebê que está em DES, após a introdução do tratamentos com flúor + escovação diária, tem como reverter o processo? Quanto tempo para começar a fortalecer os dentes impedindo a quebra e formação de cárie? Tem uma previsão, ou estimativa média?

    ResponderExcluir
  4. como o flúor atua na via glicolítica ?

    ResponderExcluir