segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Placas Miorrelaxantes

Placas Estabilizadoras ou Miorrelaxantes Lisas:
São geralmente confeccionadas em resina acrílica termopolimerizavel ou em resina acrílica autopolimerizável podendo ser instalada no arco superior ou inferior.

Podem ser de cobertura total ou parcial.
As de cobertura parcial cobrem apenas os dentes posteriores (placa de Gelb ) ou os dentes anteriores (“front “plateau”). A desvantagem dessas placas é que podem levar à extrusão dos dentes que ficam em infra-oclusão.

Segundo Clark 1984, o aparelho comumente usado para impedir a oclusão dos dentes é uma placa estabilizadora de cobertura total de acrílico rígido, ajustada para se obter contatos múltiplos, simultâneos e estáveis com os dentes antagonistas e com uma guia nos dentes anteriores que permite a desoclusão dos dentes posteriores nos movimentos excursivos.

Esse aparelho deve ser ajustado semanalmente para acompanha o reposicionamento da mandíbula em relação cêntrica, o que é conseguido após o relaxamento dos músculos mastigatórios e a estabilização da ATM.

Nos movimentos de lateralidade os caninos devem desocluir os dentes posteriores e no movimento protrusivo os dentes anteriores devem desocluir os posteriores.

Indicações:

O objetivo do tratamento é eliminar a má oclusão que contribui para desordem temporomandibular. Essa placa é indicada para desordens musculares tais como contratura, espamos e miosites.
Pode ser indicada também para pacientes com sinais e sintomas advindos de trauma oclusal (artrite traumática), desordens inflamatórias (capsulites, sinuvites), atividades parafuncionais como bruxismo e apertamento.

Atividades profissinais que induza estresse emocional podem se beneficiar com o uso dessa placa.


Ajustada para se obter:
-
Contatos múltiplos e simultâneos.
 (os dentes antagonistas devem tocar na placa simultaneamente e bilateralmente)
-Estáveis
- Confeccionar guia anterior para protrusão com desoclusão dos posteriores.
- Guia Canina.

3 comentários:

  1. Descordo do uso de placas miorrelaxantes para o tratamento de bruxismo por que o paciente nao vai ter o apertamento dos dentes mas sim o apertamento de dente na placa, ou seja, esse paciente vai continuar com dores musculares e ate problemas articulares. Já foram feitos trabalhos que mostraram que o uso da placa aumenta o apertamento dos dentes, logo, aumenta a atividade muscular do feixe anterior do m. temporal e do m. masseter.

    ResponderExcluir
  2. O bruxismo, ou seja, a parafunção é multifatorial sendo o estresse e ansiedade um dos fatores principais desencadeadores.
    A placa ajuda na prevenção da progresão da doença articular, controle das dores, porem o paciente portador das DTMs de e ser conscientizado de que a doença é crônica e que muoto provavelmente nunca será considerado curado porém a placa oclusal desde que feita da forma correta e material correto (resina acrílica) traz bons resultados com indices de sucesso de até 90% em alguns trabalhos.
    Para as dores miofasciais especificamente quando só a placa e o tto dos fatores desencadeadores nao controla o quadro a toxina botulinica parece ser uma boa opção de tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir